Relato de Ensino: Aprendendo Praticando

  • Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adriana Isabel Backes Steppan Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Análise de custos, Produção, Relatórios, Project Based Learning.

Resumo

O caso de ensino Aprendendo Praticando tem como objetivo principal apresentar os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula, aos discentes da disciplina Análise de Custos, de forma prática. Para atingir tal fim, os alunos desenvolvem em grupo toda a sistemática de custos de um processo de produção e venda de determinado produto alimentício escolhido por eles, determinando o custo unitário e total pelo custeio por absorção e variável, formando o preço de venda, projetando Demonstrações de Resultado do Exercício pelos dois métodos de custeio, fazendo uso da ferramenta de análise custo, volume e lucro. Ao mesmo tempo em que organizam a fabricação e vendas do produto, os alunos apresentam e discutem os procedimentos contábeis em sala de aula, constantes no relatório de planejamento. Após esta fase inicial, os alunos se preparam para produzir, divulgar e efetuar a venda dos produtos fabricados à comunidade da UFRN, discentes, docentes, servidores e terceirizados, em um evento chamado Feirinha de Custos. Decorrido o evento, os alunos elaboram e apresentam o Relatório Final de Planejamento, Execução e Controle, que contém as informações constantes no relatório inicial comparados com os dados executados e análise das variações encontradas, além da análise da viabilidade do empreendimento.

 

Palavras-chave: Análise de custos, Produção, Relatórios, Project Based Learning.

Publicado
2020-06-28
Seção
Casos e Relatos para Ensino