Lançamento da 1ª Edição

2020-06-26
Lançamento da Revista Inovar Contábil   Apresentação   Erivan Ferreira Borges, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN

"Onde houver negócio, haverá um profissional da contabilidade!” Esse é o lema da gestão do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC RN) 2020-2021, e representa a busca por uma renovação cultural e de resgate da identidade com a profissão.

Mas, o que se espera de uma renovação? Espera-se Inovar! E nessa perspectiva, não meramente no sentido direto, mas na abrangência verbal possível, por introduzir algo novo, diferente do que era feito passado, nasce a Revista Inovar Contábil (Inovar), um periódico mantido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN), com a missão de divulgar a produção de conhecimentos científicos e experiências técnicas e profissionais na área contábil. A Inovar é uma revista eletrônica, gratuita, e direcionada a todas as camadas da sociedade. Tem DNA próprio, e pretende ser veículo de excelência profissional e acadêmica em nível Brasil.

Sua periodicidade é semestral, tendo como diferencial a composição dos trabalhos, com seções direcionadas a publicação de artigo científico (research papers), relato técnico-profissional (technical papers), caso para ensino e relato de ensino (case study & teaching reports). Essa congregação de produções é uma inovação, permitindo a cientistas, profissionais, docentes e discentes, disseminarem seus trabalhos a todos os púbicos.

Nessa perspectiva, a Inovar é sistêmica, podendo receber contribuições nas áreas de Auditoria e Perícia contábil, Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social, Contabilidade Societária e Aspectos Tributários, Controladoria, Análise de Custos, Ensino e Pesquisa em contabilidade, Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual, Gestão e Análise Financeira, Gestão e Tecnologia da Informação, Contabilidade Governamental, Contabilidade aplicada ao Terceiro setor e áreas afins.

Para essa primeira edição contamos com o apoio de profissionais renomados, com alta performance técnica e acadêmica. Convidados, não hesitaram em apoiar o projeto, pois, como inovadores, entendem que a iniciativa representa um marco na atuação do CRC/RN, que passa a ser um dos membros do Sistema CFC/CRC´s com um periódico próprio.

Um agradecimento especial deve ser dirigido a equipe que organizou o projeto, com destaque para o empenho dos editores, professores Dr. Luís Manuel Esteves da Rocha Vieira e Dr. Renato Henrique Gurgel Mota, que não mediram esforços para dar vida a Inovar. Também não podemos esquecer da equipe do CRC RN, funcionários, conselheiros e voluntários,  que assumiram o projeto e o fizeram acontecer.

A todos, muito obrigado! Boa leitura, bons estudos!

Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade

Os periódicos técnicos e científicos de Contabilidade cumprem a nobre missão de incentivar e divulgar a produção do conhecimento acadêmico e das experiências profissionais estudadas com padrões metodológicos. Por meio desses periódicos, podemos aprender com artigos que prezam pela qualidade, originalidade, relevância, utilidade e por outros aspectos que materializam e comunicam dados e informações de variados campos da Ciência Contábil aos seus profissionais, sejam do mercado ou da academia.

Com grande satisfação, vejo as entidades do Sistema CFC/CRCs compartilhando dessa filosofia, incentivando a produção e oferecendo espaço para a publicação de estudos e pesquisas na área contábil.

O mais novo periódico que a classe tem à disposição para buscar conhecimento, gratuitamente, é a Revista Inovar Contábil, criada e mantida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN). Publicação eletrônica, com periodicidade semestral, a revista tem proposta editorial que inclui em seu escopo artigos de aplicação, ou seja, trabalhos cujas bases teóricas são constituídas a partir de experiências e relatos do cotidiano profissional.

Parabenizo o CRCRN pelo lançamento da Revista Inovar Contábil, especialmente, porque essa inciativa significa estar ao lado dos profissionais da contabilidade no imprescindível caminho da educação continuada, da atualização de conhecimentos e do fortalecimento do saber técnico-científico.

Além disso, essa iniciativa significa oferecer uma oportunidade para aqueles que têm uma boa ideia e pretendem investigá-la por meio de métodos apropriados; ou para quem voltou os olhos para o campo profissional e viu as muitas mudanças que estão acontecendo nas empresas, encontrando nelas a inspiração para realizar um estudo.

A Revista Inovar Contábil nasceu para apoiar o conhecimento e incentivar a classe a produzir e a consumir a ciência, a teoria e a cultura contábil. Por isso, convido todos a conhecerem-na e a fazerem parte dela, lendo, estudando, pesquisando e escrevendo artigos.

Presids_-_Copia2.png