Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Não existe qualquer tipo de identificação dos autores, inclusive nas propriedades do arquivo.
- O artigo tem, no máximo, 5 (cinco) autores.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
Editorial
Direcionado apenas à palavra dos Editores e/ou a ViewPoints convidados
Artigos Científicos
Seção exclusiva para a divulgação de artigos científicos, originais e inéditos, nas áreas de interesse desta revista. Trabalhos dessa modalidade deverá seguir todas as diretrizes definidas por esse periódico.
Os manuscritos deverão conter:
- Título em português e inglês;
- Resumo em português;
- Palavras-chave (três a cinco) – (separadas por vírgulas);
- Abstract e key words;
- Iniciar o texto do manuscrito segregados pelas seções: introdução, referencial, metodologia, resultados, referências, apêndices e anexo; por exemplo. Além de numeradas sequencialmente, cada seção e/ou subseção deve ser separada apenas por uma linha em branco. – (todas em negrito, separadas por uma linha em branco).
Relato Técnico-Profissional
Seção específica para a divulgação de experiências técnicas e profissionais destinadas a auxiliar outros profissionais e usuários da informação contábil na compreensão, análise e/ou aplicação prática de algum, normativo, legislação ou procedimento inovador no âmbito das ciências contábeis e de gestão. Trabalhos dessa modalidade deverá seguir todas as diretrizes definidas para artigos científicos, contudo, exige-se menos rigor na fundamentação teórica, tendo em vista, a sua finalidade prática.
Os manuscritos deverão conter:
- Título em português e inglês;
- Resumo em português;
- Palavras-chave (três a cinco) – (separadas por vírgulas);
- Abstract e key words;
- Iniciar o texto do manuscrito segregados pelas seções: introdução, referencial, metodologia, resultados, referências, apêndices e anexo; por exemplo. Além de numeradas sequencialmente, cada seção e/ou subseção deve ser separada apenas por uma linha em branco. – (todas em negrito, separadas por uma linha em branco).
Casos e Relatos para Ensino
Seção destinada a publicações de:
- Casos para Ensino, retratam uma situação problema com riqueza contextual e de dados com propósito de imitar/simular uma problemática real, encorajando a aplicação da teoria acadêmica na resolução de problemas visando a geração de boa informação contábil, fomentando debates e a tomada de decisão;
- Relatos de Ensino, relatam a aplicação de experiências de sucesso ou inovadoras para o ensino e desenvolvimento de competências nas áreas de interesse desta Revista.
Os manuscritos deverão conter:
- Título em português e inglês;
- Resumo em português;
- Palavras-chave (três a cinco) – (separadas por vírgulas);
- Abstract e key words;
- Casos para Ensino: 1. Introdução - Apresentação das características da organização, por exemplo: nome (real ou fictício), ramo, porte, região de atuação, características de propriedade (limitada, sociedade anônima, nacional, multinacional, ONG etc); 2. Descrição da situação problema - desenvolver a contextualização, apresentando fatos e dados; 3. Dilema do caso - apresentação de questionamentos reflexivos; 4. Notas de ensino - objetivam orientar o professor na resolução do caso em sala, contemplando: Objetivos de aprendizagem; Sugestão para plano de ensino; Revisão teórica que fundamente a resolução do caso; Referencias; e, eventualmente, outros itens complementares;
- Relatos de Ensino: Iniciar o texto do manuscrito segregados pelas seções: 1. Apresentação das características da organização, por exemplo: nome (real ou fictício), ramo, porte, região de atuação, características de propriedade (limitada, sociedade anônima, nacional, multinacional, ONG etc); 2. Descrição da situação problema; 3. Solução proposta: implantação de ferramenta, capacitação, mudança de critérios, etc. Descrever proposta e o passo-a-passo da operacionalização, pessoal envolvido, recursos utilizados, tempo etc; 4. Resultados alcançados e/ou previstos; 5. Discussão; 6. Conclusão; 7. Referências. – (todas em negrito, separadas por uma linha em branco).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.